sábado, 29 de novembro de 2014

Projetos sociais no Centro Histórico sofrem com falta de apoio

Foto: Lucyo Alves
       Além das iniciativas coletivas, como a Praça de Bolso do Ciclista, as ruas do Centro Histórico também abrigam vários projetos individuais que buscam obter melhorias para toda a população. Um destes projetos é a Quadra Cultural, idealizado por Arlindo Ventura, popularmente conhecido como Magrão, proprietário do bar O Torto. A Quadra Cultural tem como principal objetivo atrair famílias para o Centro Histórico para um evento com diversas atrações e atividades. Ventura busca apoio para realizar uma nova edição do projeto.
       “O gasto de todo o acontecimento é financiado por mim, então me desdobro para fazer o evento todo ano”, afirma. Em 2012, durante sua campanha, o candidato a prefeito, Gustavo Fruet fez um discurso ao lado de Ventura garantindo apoio ao projeto Quadra Cultural, mas após sua eleição o apoio não aconteceu. Em 2014, a Quadra estaria na sexta edição. O evento tem como marca a valorização de artista de importância histórica, e já trouxe a Curitiba cantores como Odair José, Germano Mathias e Irmãs Galvão.


Contra a violência


        Outro projeto com falta de recursos é o do filósofo Nilson Cruz, que realiza um projeto que visa diminuir a violência no Centro Histórico. Ele distribui folders com a mensagem “Não à violência”, Cruz tira do próprio bolso a maior parte do dinheiro que precisa para pagar pelos panfletos.
        Cruz pede a contribuição de R$2 para as pessoas a que oferece o folder. O dinheiro é para ajudar na compra de mais material para o projeto, porém é possível garantir o folheto mesmo sem contribuir.


       Cruz defende sua iniciativa individual usando uma frase filosófica. “Eu uso como minha base filosófica um conto do beija-flor: a floresta estava em chamas e o beija-flor pegava uma gota de água no bico e jogava no fogo. Questionado pelo urso, o beija-flor respondeu: pelo menos minha parte eu estou fazendo”, explica. 

Por Lucyo Alves 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes