quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Faltando 4 meses arenas olímpicas tem problemas de acessibilidade

Rio 2016

Faltando 4 meses arenas olímpicas tem problemas de acessibilidade
Gabriela Andreatta

Apesar de todo dinheiro investido estádios possuem falta de acessibilidade

Por meio de uma avaliação da equipe do aplicativo Biomob, e do Instituto Brasileiro do Direito da Pessoa com Deficiência (IBDD), mostrou que os locais aonde vão ocorrer os jogos Olímpicos do Rio, possuem “contratempos” para as pessoas que tem dificuldade de locomoção.
Mas o instituto sempre achou que isso poderia acontecer, porque o Estado brasileiro não tem essa preocupação. Nossas leis de acessibilidade são excelentes, mas nunca são postas em prática", disse a superintendente do IBDD, Teresa Amaral. "Só vai ter acessibilidade nos novos estádios, construídos dentro dos padrões internacionais. No entorno mesmo, não vai ter".
A equipe do aplicativo Biomob fez uma vistoria no entorno de vários estádios como o Engenhão, Copacabana, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Barra da Tijuca e em Deodoro, encontrando o mesmo problema, as condições de acessibilidade interna das arenas novas e das reformadas são perfeitas, o que tem sido questionado são os entornos.  
Outro impasse que atrapalha a locomoção das pessoas com algum tipo de deficiência é o transporte coletivo principalmente ônibus e trens da Supervia. A acessibilidade é respeitada no metrô e no BRT, que têm estações mais novas, já nos ônibus, há dificuldade mesmo quando o elevador de acesso está presente.
Teresa Amaral, superintendente do Instituto Brasileiro do Direito da Pessoa com Deficiência, disse que pessoas com deficiência visual enfrentam problemas na cidade com os tipos variados de veículos que fazem o transporte público. "Têm tipos diferentes de ônibus circulando. Nunca se sabe se entra pela frente ou por trás, se desce por trás ou no meio", diz ela, que lembra ainda há pessoas com deficiências visuais parciais e se orientam pelas cores diferentes dos ônibus.

Twitter: Rio 2016: Obras em torno de estádios pecam no quesito acessibilidade

Facebook: Falta de acessibilidade em torno dos estádios para as Olimpíadas preocupa IBDD
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes